sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prefeitura de Caucaia inaugura o Balcão do Empreendedor.

"clik na imagem e veja em tamanho ampliado"


...... A Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, orgão do Governo Municipal de Caucaia, realizou no dia 28 de agosto de 2009, às 17:00h, a ceromônia de inauguração do Balcão do Empreendedor, onde todos foram convidados para conhecerem o ambiente dos empreendedores de Caucaia que está localizado na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego e empreendedorismo de caucaia.
.....O evento contou com a presença do Ministro de Estado da Previdência Social, Sr. José Pimentel, do Prefeito Municipal de Caucaia, Washington Gois, do Deputado Federal, José Airton Cirilo, do Secretário de Trabalho, Emprego e Emppreendedorismo, Ambrósio Ferreira, de secretários municipais, vereadores, empresários, trabalhadores e o povo em geral. ......Estiveram presentes também os parceiros do Balcão do Empreendedor - Gerente Geral do Banco do Brasil, Dr. Carlos Augusto, Gerente Geral do Banco do Nordeste do Brasil, Dr. Mário Aldo, Gerente Geral da Caixa Economica, Dr. Tadeu Aragão, Assessora do CREDIAMIGO, Dra. Evelize, Consultor do SEBRAE, Dr. Paulo Sérgio, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Dr. Osório Cavalcante, Gerente de Atendimento do SINE Caucaia, Dr. Grijalba Marques, Coordenador de Promoção do Trabalho e Renda da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Coordenador do SINE, Dr. Ari Célio.
.
BALCÃO DO EMPREENDEDOR

......Uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Governo Municipal de Caucaia.
.
##
Sexta-feira, 31 de Julho de 2009

APROVADA RESOLUÇÃO SOBRE O MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL)
Em reunião de 27/04/2009, o Comitê Gestor aprovou a Resolução CGSN nº 58, que dispõe sobre o Microempreendedor Individual, no âmbito do Simples Nacional, que produzirá efeitos a partir de 1º de julho de 2009.A resolução instituiu o SIMEI, que é o Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional, independentemente da receita bruta auferida pelo microempreendedor individual (desde que dentro do limite de R$ 36.000,00/ano). É o sistema de pagamento em valores fixos por carnê mensal.
##
Terça-feira, 28 de Julho de 2009
......A secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, realizou nesta terça-feira, dia 21/07/09 às 09:00 uma reunião na Escola Municipal Gonzaga Mota ( Nova Metrópole), para tratar dos feirantes da praça da Sé, que em sua maioria são moradores de Caucaia e se reuniram para buscar um local no próprio Município para trabalhar suas mercadorias.......O Secretário de Trabalho, Emprego e Emprendedorismo do Governo Municipal de Caucaia Dr. Ambrósio Ferreira Lima, definiu uma comissão para uma audiência com o Prefetio Dr. Washington Góes, em busca de solução para o caso. Cerca de 100 (cem) feirantes participaram da reunião e defenderam seus interesses para que a mesma venha ficar definitivamente em Caucaia, mas precisamente na BR 020, na altura do Posto Policial da Polícia Federal. Na oportunidade foi apresentado um croqui com toda estrutura da feira tão sonhada e desejada pela grande maioria.
##
Terça-feira, 30 de Junho de 2009
......Foi realizado no dia 29 de junho de 2009, às 14 horas, no CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, no Bairro da Soledade uma reunião patrocinada pela SETEM – Secretaria de Trabalho Emprego e Empreendedorismo, em parceria com a STDS – Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, e o SEBRAE, cuja finalidade foi a apresentação do Projeto de Lei complementar nº 128 de 19 de dezembro de 2008. Resolução 58 que regulamentou o capítulo da Lei complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual, figura jurídica que entrará em vigor dia 1º de julho de 2009.......Estiveram presentes, o Secretário de Trabalho Emprego e Empreendedorismo, o Secretário de Articulação, da PMC – Prefeitura Municipal de Caucaia, representante do CDL, empreendedores, dirigentes de associações e publico em geral.
##
Segunda-feira, 29 de Junho de 2009
......A Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Caucaia, realizou no dia 05 de fevereiro, no auditório do Gabinete do Prefeito, mais uma reunião com o objetivo de implantar o Balcão do Empreendedor, desta vez foi com o Gerente do BNB - Banco do Nordeste do Brasil. Nesta reunião o Gerente apresentou todas as linhas de crédito do BNB. Estiveram presentes além da equipe da SETEM, a Secretaria de Articulação Política, representado pelo secretário Bosco e o secretário adjunto da secretaria de turismo Cel. Ivan.
##
SETEM - CAUCAIA PROMOVE REUNIÕES COM ATORES LOCAIS......A Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Caucaia - SETEM, começa a realizar dentro do PLANO DOS CEM DIAS do Governo Municipal de Caucaia, as reuniões preparatórias dos seminários que acontecerão nas regiões da, SEDE, JUREMA, PRAIAS E SERTÃO. O objetivo dessas reuniões é preparar a comunidade para a realização desses seminários que tem por objetivo:......Apresentar a Secretaria à comunidade, e seu objetivo;Descobrir junto com a comunidade as necessidades do município em relação ao trabalho e emprego Fomentar o empreendedorismo no município; Apresentar o Balcão do Empreendedor;Na primeira reunião tivemos presentes:CDL - Camâra dos Dirigentes Lojistas;Secretaria de Articualçao Política;Secretário de Governo;Comerciantes locais;
##
......O SEBRAE - Ceará divulgou na sexta-feira 17/07/2009, às 16h, com a presença do ministro da Previdência Social JoséPimentel, as ações e estratégias que irá desenvolver para estimular a formalização de trabalhadores informais como Empreendedores Individuais. Entre estas ações, apresentou dois ônibus que irão percorrer todos os municípios do Ceará levando informações sobre as vantagens e benefícios do Empreendedor Individual; dentro dos ônibus haverá balcões de atendimento com computadores à disposição dos trabalhadores que desejarem realizar sua inscrição. Outra ação importante foi criar mais canais de disseminação da figura do Empreendedor Individual: foi assinado o protocolo de intenções de parcerias com associações de bairros de Fortaleza e com os Municípios de Tejuçuoca e Caucaia, este representado na ocasião, por Lúcio Flávio Cavalcante Pompeu, Coordenador de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, da Secretaria de Trabalho Emprego e Empreendedorismo. Os multiplicadores já começaram a ser capacitados, eles vão atuar orientando as comunidades, sobre o que é o Empreendedor Individual, o passo a passo da formalização, os benefícios e a documentação necessária para se inscrever. ......Houve também, o lançamento de um pacote de capacitação em gestão empresarial para os empreendedores que se formalizarem. Também será instalado o Comitê Gestor Estadual do Empreendedor Individual, formado pelo Sebrae/CE, Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Sescap. O Comitê ficará responsável, entre outras, pelo acompanhamento da implantação do Empreendedor Individual no Ceará.
O espírito empreendedor, nos dias de hoje, deixou de ser apenas uma característica do empresário empregador. Atualmente, ser empreendedor é deixar de estar passivo aos acontecimentos e ter sugestões para se desenvolver.portanto ter um contribuinte empreendedor tornou-se um bom investimento para o desenvolvimento auto-sutentável de uma cidade.Pensando em despertar o empreendedorismo nos caucaienses, o Governo Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, resolveu criar o Balcão do Empreendedor, que é um espaço destinado ao apoio, promoção, valorização e desenvolvimento dos empreendedores e das micros e pequenas empresas de Caucaia. O Balcão do Empreendedor é também um espaço de incentivo ao surgimento de novos negócios, com atuação direta na capacitação profissional e na orientação do primeiro emprego.