sexta-feira, 30 de março de 2012

DECLARAÇÃO ANUAL PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - ATÉ 31/05/12


DECLARAÇÃO ANUAL PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL  DASN – SIMEI 2012
RELATIVA AO ANO-CALENDÁRIO 2011

O Empreendedor Individual está obrigado a prestar informações de suas receitas brutas a Receita Federal do Brasil - RFB, mediante preenchimento da DECLARAÇÃO ANUAL PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL / DASN – SIMEI, até o dia 31 de maio de 2012, com as seguintes as informações:

·         Receita bruta total auferida em 2011;
·         Receita bruta total referente às atividades sujeitas ao ICMS (Comércio e / ou Indústria);
Informação referente à contratação de empregado, quando houver.

A declaração anual será gerada e transmitida através de aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional.

A declaração constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos e contribuições que não tenham sido recolhidos resultantes das informações nela prestada.


30/03/12 às 11h48minh

Empreendedor Individual:

Se for de sua escolha, compareça na Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, de segunda à sexta-feira, a partir das 08h e faça sua declaração inteiramente gratuita.

 

Como Fazer a sua Declaração Anual - Passo-a-passo.
    
Para preenchimento da “Declaração Anual para o Microempreendedor Individual - DASN - SIMEI” será necessário o preenchimento do formulário “Relatório Mensal de Receitas Brutas”, do período, devidamente totalizado.

De posse das informações contidas no relatório acima citado, o empreendedor individual deverá observar os seguintes passos para preenchimento e envio da sua declaração anual:

1º Passo - Acessar o Portal do Simples Nacional no site da RFB abaixo indicado: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

2º Passo – Escolher “Contribuintes” e “SIMEI” no canto superior direito do Portal do Simples Nacional;

3º Passo - Selecionar em Serviços Disponíveis a opção DASN SIMEI -Declaração Anual para o Microempreendedor Individual;

4º Passo - Preencher com o número completo do CNPJ (sem pontuação);

5º Passo - Digitar os caracteres de controle solicitados pelo sistema;

6º Passo - Clicar na opção Declaração Original do Ano-Calendário 2011 e depois Continuar;

7º Passo - Informar os dados pedidos: receita bruta total / valor sujeito ao ICMS/ se possuiu empregado no período;

8º Passo - Após confirmada a transmissão da DASN - SIMEI imprima o Recibo de Entrega, que deverá constar as informações prestadas, o dia e a hora da transmissão. Após a transmissão da Declaração, você já pode imprimir no sistema as Guias de Pagamento do ano de 2012.
  



O espírito empreendedor, nos dias de hoje, deixou de ser apenas uma característica do empresário empregador. Atualmente, ser empreendedor é deixar de estar passivo aos acontecimentos e ter sugestões para se desenvolver.portanto ter um contribuinte empreendedor tornou-se um bom investimento para o desenvolvimento auto-sutentável de uma cidade.Pensando em despertar o empreendedorismo nos caucaienses, o Governo Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, resolveu criar o Balcão do Empreendedor, que é um espaço destinado ao apoio, promoção, valorização e desenvolvimento dos empreendedores e das micros e pequenas empresas de Caucaia. O Balcão do Empreendedor é também um espaço de incentivo ao surgimento de novos negócios, com atuação direta na capacitação profissional e na orientação do primeiro emprego.