quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Concluída a IV Semana de Empreendedorismo de Caucaia.

O reconhecimento da importância da atividade empreendedora no desenvolvimento econômico tem instigado cada vez mais países a promoverem iniciativas públicas ou privadas no sentido de fomentar o contexto no qual o empreendedor surge, cresce e se desenvolve de forma sustentável.
Neste sentido, a SETEM – Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo promoveu, no período de 10 a l4 de novembro de 2014, a IV SEMANA DO EMPREENDEDORISMO DE CAUCAIA, objetivando o fortalecimento dos Micro Empreendedores Individuais, das Micro e Pequenas Empresas, bem como os Empreendimentos em Economia Solidária.
Múltiplos serviços foram oferecidos neste espaço fecundo, possibilitando a realização de 1.148 atendimentos, a citar:
• Exposição dos produtos dos Empreendedores Individuais, por meio do Programa do Balcão do Empreendedor desenvolvido SETEM;
• Apresentação dos produtos dos Empreendimentos em Economia Solidária, mediante o Programa de Inclusão Socioprodutiva, Financeira e Bancária para Exclusão da Extrema Pobreza, também promovido pela SETEM;
• Exibição dos produtos dos Agricultores Familiares, através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social;
• Comercialização de pescado por meio do Projeto Caminhão do Peixe, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Além disso, fomos prestigiados com a Unidade Móvel do Empreendedorismo da STDS - Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, em parceria com o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que disponibilizou relevantes serviços, como:
• Formalização de Micro Empreendedor Individual – MEI;
• Oficinas de Empreendedorismo;
• Palestras de Sensibilização e Formalização do MEI, Cooperativismo e Rede de Negócios.

Destacamos, ainda, a valorosa participação de parceiros como a CEF- Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil S/A, Banco do Brasil S/A e CREDIAMIGO, que viabilizaram ricas informações acerca do Microcrédito, dando aos participantes a oportunidade do acesso ao crédito orientado.
Enfatizamos, igualmente, o inestimável apoio da FEMICRO - Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, CRC - Conselho Regional de Contabilidade, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia, Autarquia Municipal de Trânsito e a Assessoria de Comunicação que não mediram esforços na concretização deste evento.
Por fim, ressaltamos que a IV SEMANA DO EMPREENDEDORISMO DE CAUCAIA é fruto da política pública de incentivo ao empreendedorismo no município, respondendo às exigências do contexto empreendedor no qual Caucaia está inserida. Esses esforços são conjuntos, pois tanto a iniciativa pública, quanto a iniciativa privada e a sociedade civil lutam para promover o empreendedorismo, não apenas em nossa cidade, mas no Estado do Ceará, no Brasil e no mundo.
O espírito empreendedor, nos dias de hoje, deixou de ser apenas uma característica do empresário empregador. Atualmente, ser empreendedor é deixar de estar passivo aos acontecimentos e ter sugestões para se desenvolver.portanto ter um contribuinte empreendedor tornou-se um bom investimento para o desenvolvimento auto-sutentável de uma cidade.Pensando em despertar o empreendedorismo nos caucaienses, o Governo Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, resolveu criar o Balcão do Empreendedor, que é um espaço destinado ao apoio, promoção, valorização e desenvolvimento dos empreendedores e das micros e pequenas empresas de Caucaia. O Balcão do Empreendedor é também um espaço de incentivo ao surgimento de novos negócios, com atuação direta na capacitação profissional e na orientação do primeiro emprego.